Projetos Finais dos alunos do PIT

Em março de 2018 o Programa de Inovação Tecnológica chegou ao fim, depois de seis meses de intenso trabalho dos alunos e com a experimentação de diversas tecnologias. Ao final do programa, dois projetos foram selecionados e implementados, e deverão ser disponibilizados para o público em breve.

Fiquem atentos às novas oportunidades de participar de um novo ciclo do PIT. Em breve estaremos abrindo o processo seletivo, que será divulgado no site.

Segue abaixo uma descrição dos projetos que foram selecionados:

NEST: o assistente virtual para empreendedores

Um dos projetos desenvolvidos é o Nest, um assistente virtual que concentra em um único local respostas padronizadas sobre temas jurídicos específicos, solucionando, assim, dúvidas de empreendedores.

A plataforma, que pode ser acessada de qualquer navegador web, já consegue ajudar os usuários a solucionarem dúvidas de três áreas jurídicas específicas: Societário, Tributário e Propriedade Intelectual.
Os próximos passos para o Nest seriam (i) mapear, através de um banco de dados, novas dúvidas dentro das áreas já abrangidas, e (ii) identificar quais outras áreas do Direito as dúvidas dos empreendedores estariam se concentrando, para implementar respostas para estas perguntas.
Atrelando a tecnologia do chatbot a uma página web, os alunos prometem não apenas dar as respostas, mas guiarem os empreendedores até a solução dos seus problemas, fazendo com que não partam de premissas equivocadas e, assim, reduzam gastos desnecessários com burocracia e possíveis litígios envolvendo questões jurídicas básicas.
O chatbot pode ser acessado neste link: https://nest-chatbot.herokuapp.com
Life Insurance Messenger – LIM
O LIM é uma plataforma que se compromete a organizar as apólices referentes a seguros de vida de seus clientes. Além de realizar esta sistematização, o site oferece um serviço de notificação para que, quando o segurado vier a falecer, seus beneficiários sejam contactados e obtenham os documentos necessários – apólices e comprovantes de pagamento – para receber a indenização devida pela seguradora.
O fator segurança é um diferencial do LIM: por meio da tecnologia Blockchain, a privacidade e a confiabilidade das informações são garantidas.

O uso da ferramenta organizacional é gratuita, e permite o armazenamento e disposição das apólices do cliente. No entanto, para receber os avisos referentes ao falecimento e os documentos mencionados acima, é necessário contratar um pacote pago.

Com isso, o LIM garante que diversos beneficiários sejam informados de seus direitos após o falecimento do contratante do seguro de vida. Do mesmo modo, protegemos os segurados, para que esses não necessitem notificar seus beneficiários antes de seu falecimento.