Elastic Search para Identificação de Fraudes

Para auxiliar o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro a combater fraudes no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis, o Legalite tem se valido de algumas tecnologias para avaliar indícios de fraudes logo no início do processo, no momento de sua distribuição.

O uso do Elastic Search neste contexto (i) avalia se os metadados do processo inseridos pelo autor no sistema do Tribunal estão coerentes com as informações constantes na petição inicial, e (ii) verifica o perfil do autor em relação a quantas ações foram ajuizadas por ele, contra quais réus, e quais foram os seus resultados. A partir desta comparação, é possível identificar padrões de comportamento de litigantes contumazes que estão agindo de má-fé, oferecendo aos juízes subsídios para auxiliá-los em suas decisões.

Com o Elastic Search é possível identificar se determinada pessoa é ou não um litigante contumaz a partir do seu comportamento em processos anteriormente ajuizados, que podem ser classificados como fraudulentos. Esta tecnologia auxiliará o magistrado na tomada de decisão em relação a este litigante de má-fé, ampliando os esforços dos Tribunais de Justiça no combate a tais condutas.