Perspectiva do presente e do futuro: três áreas de estudo do Legalite

A imagem abaixo não apenas representa as três áreas de estudo do Legalite, mas também reflete nossa visão do presente e do futuro da relação entre o direito e a tecnologia.

As áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (Data Science & Artificial Intelligence) e de Gerenciamento e Automação da Prática (Practice Management & Automation) refletem a atual realidade da área de Legal Informatics. Diversas aplicações que se valem destas tecnologias estão sendo absorvidas pelo mercado jurídico, o que demonstra a sua ampla aceitação e disseminação pelos profissionais de direito. A aplicação da inteligência artificial para predizer resultados de julgamento e auxiliar na análise de documentos, o uso da ciência de dados para facilitar a compreensão de certa realidade jurídica, a possibilidade de gerar documentos de forma automatizada, ou a promoção de espaços digitais para a realização de formas alternativas de resolução de conflitos já são aspectos de uma nova realidade para o mundo do direito. Certamente a adoção destas iniciativas tem reflexos profundos na qualidade do exercício profissional, seja na iniciativa privada ou em instituições públicas.

Por sua vez, a área de Contratos Inteligentes e Lei Computável (Smart Contracts & Computable Law) é como imaginamos o futuro da interseção entre o direito e a tecnologia. A possibilidade de que contratos possam ser redigidos em código e sejam auto-executáveis é uma realidade que se aproxima, criando um cenário em que seja possível escrever em linguagem de programação não apenas obrigações contratuais, mas direitos e deveres previstos por todo o ordenamento jurídico. A disseminação do uso de blockchain tem a capacidade de alterar nossa forma de se relacionar, criando diferentes maneiras de estabelecer governança, além de questionar premissas sobre a própria teoria do Estado.

O Legalite tem acompanhado o desenvolvimento destas três áreas, através da formação de grupos de estudos sobre o assunto, e da realização de experimentações com estas tecnologias.