Keynote sobre “A segunda idade da máquina” do Legalweek NY de 2017

Andrew McAfee, diretor da iniciativa de economia digital do MIT e autor do livro “The Second Machine Age”, apresentou no #LegalWeek17 sua visão sobre tendências, tecnologias e talentos.
 
Começou lembrando o histórico desafio de xadrez entre Garry Kasparov e o Deep Blue em 1997 e o desafio de Go entre o LeeSedol e o AlphaGo em 2016. A diferença pode ser sintetizada pela frase “We know more than we can tell” de Michael Polanyi. Xadrez é um jogo quase matemático, com estratégias que podem ser ensinadas e treinadas, enquanto o Go é um jogo mais intuitivo, que se aprende jogando, portanto, essa vitória representou um enorme avanço no campo da Inteligência Artificial. Essa tecnologia há poucos meses foi testada na gestão de um datacenter da Google, gerando 15% de economia de energia.
 
Na sequência apresentou sua visão sobre o fatores que juntos induzem a transformação tecnológica que estamos vivendo: um pequeno incremento de ciência, a capacidade computacional crescendo exponencialmente (lei de Moore), a explosão de dados coletados e a enorme democratização.
 
Por último trouxe as características que ele visualiza nos próximos inovadores: Evidence-driven, outward-looking, plataform builders with geeky leadership. Para embasar essa visão fez várias comparações: HiPPO (highest paid person’s opinion) vs Evidence; core x crowd; product x plataform. Também conceituou sua visão de geek.
 
Vejam alguns slides da apresentação…
 
PS. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho do Andrew pode assistir sua apresentação no TED (vídeo).  

equipe